Piloto Privado

CURSO INICIAL

Este curso é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião, tendo oportunidade de realizar as primeiras horas de voo. Será ministrada uma aula chamada ground school, na qual serão passadas informações sobre o avião tais como, capacidade de combustível, velocidades, limitações e pesos operacionais. Nos primeiros voos o aluno aprenderá a manobrar a aeronave, decolar, pousar e até emergências. Nestes voos o aluno será acompanhado pelo instrutor de voo, até estar apto a realizar seu primeiro voo solo, que é uma exigência da ANAC. Posteriormente seguirá para fase de aperfeiçoamento e por último realizará as navegações, que consistem em voos de um aeródromo para outro. Após a conclusão de todas as fases o aluno realizará o último voo com um examinador credenciado para que seja avaliada sua proficiência e assim obter sua primeira licença como piloto.

EXPERIÊNCIA

O Treinamento Prático é composto de aproximadamente 40 horas de voo. A quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico do aluno. Conforme os voos vão sendo realizados, adquire-se mais experiência, mas os instrutores sempre auxiliarão em quaisquer dúvidas ou dificuldades. Somente quando estiver apto o aluno será liberado para o voo solo, momento no qual realizará algumas manobras apreendidas no curso. O voo solo é uma fase importante para que os alunos adquiram mais confiança no desenvolvimento de sua carreira.

ESTARÁ APTO

Com essa licença você poderá dar continuidade em sua carreira. O piloto privado pode realizar voos em aeronaves monomotoras em condições visuais, em sua própria aeronave, de terceiros e(ou) por hobby, não sendo permitida atividades remuneradas como piloto.

PRÓXIMA ETAPA

Após todas essas etapas, caso o objetivo do aluno seja exercer atividade remunerada pilotando aeronaves, poderá dar sequência à sua formação, realizando o curso de Piloto Comercial Teórico.

O cursoO curso

PRÉ REQUISITOS PARA MATRÍCULA

– Exame médico CMA de Segunda Classe (poderá ser realizado em clínicas médicas credenciadas pela ANAC);
– Ensino médio completo;
– 18 anos completos.

REQUISITOS PARA EXAME DE PROFICIÊNCIA PARA A CONCESSÃO DA LICENÇA:

– Comprovar a aprovação no exame teórico de PPA da ANAC;
– Comprovar os mínimos obrigatórios, segundo o RBAC 61.

TREINAMENTO PRÁTICO

Fase (Inicial) Manobras: 12 horas

São realizadas as 12 primeiras horas de voo com o instrutor, fase em que o aluno realizará manobras altas para se familiarizar com a aeronave.

Fase Pré Solo: 6 horas

São realizadas 6 horas de voo (ou mais) com o instrutor, até o aluno mostrar aptidão para realizar o primeiro voo solo.

Fase de aperfeiçoamento: 4 horas

Serão realizadas 4 horas de voo, momento em que o aluno irá treinar manobras para aperfeiçoar seu treinamento, incluindo emergências simuladas. A primeira hora dessa fase inclui um voo na aeronave Cessna 172 que tem como objetivo a preparação do aluno para o voo noturno.

Fase de voo noturno: 3 horas

Nesta fase o aluno realizará voos no período noturno e poderá optar por uma de nossas aeronaves: O C-172SP, aeronave equipada com Glass Cockpit G-1000, ou o C-172R equipada com um Garmin GTN 750 e dois G5. Nessa fase o aluno aprenderá a observar as referências do voo visual de uma maneira diferente.

Fase de Navegação: 15 horas

Nesta etapa o aluno irá aprender a traçar uma navegação e se orientar visualmente no espaço aéreo baseado em cartas aéreas de navegação.

Fase Final – Voo de Cheque: 2 horas

Este voo é realizado junto com um examinador credenciado, que irá avaliar em uma navegação todas as etapas do voo. O aluno deverá demonstrar sua capacidade técnica e, se aprovado, obterá sua primeira licença.

OBS: AERONAVES UTILIZADAS – CESSNA 152, CESSNA 172.

Próximas datas para o Piloto Privado

Nenhum curso agendado no momento.
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